Sobre

Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde

Buscando dialogar e integrar-se, numa perspectiva multidisciplinar, com os diferentes cursos na área da Saúde, a Filosofia contribui para a formação teórica dos diferentes pesquisadores, sobretudo no que tange as questões cruciais da condição humana ¿ dor, sofrimento e morte - seja por meio do estudo de alguns filósofos que tematizam as questões da saúde diretamente, seja via temas que podem ser problematizados e debatidos sob diferentes perspectivas relativas à Saúde. Tais reflexões tem fundamentado recentes produções acadêmicas no âmbito da pós graduação; a atuação docente nas disciplinas de Filosofia das Ciências da Saúde em diferentes cursos da graduação e de discentes de pós graduação, participantes do grupo de pesquisa, em uma disciplina do curso de Medicina, bem como a formação de um grupo de estudos de Filosofia e Saúde com discentes.

Linhas de pesquisa

  • Filosofia e Saúde: Por trás de toda ação humana existe uma concepção de homem e de mundo, essa linha de pesquisa pretende investigar a possibilidade de uma proposição filosófica capaz de fundamentar as Ciências da Saúde em seus diferentes campos e formas de atuação. Para tanto, busca aprofundar o pensamento de filósofos que, de uma forma ou de outra, refletiram acerca do campo da Saúde e da técnica e sua imposição ética, estabelecendo relações com as práticas de atenção a saúde.

  • Filosofia, Espiritualidade e Saúde: Essa linha de pesquisa pretende investigar, fundamentada na Filosofia da Religião, um conceito de Espiritualidade no campo da Saúde, sobretudo estabelecendo um diálogo entre Espiritualidade, Saúde e Filosofia, de modo a embasar epistemologicamente a interface dessas áreas. Do ponto de vista da atuação no campo da saúde, oferecer subsídios àqueles que são assistidos e aos que assistem aos doentes a encontrar sentido no sofrimento e razões para viver, ainda que cientes da finitude.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/461277